Costumas ficar no limite da tensão com prazos e compromissos sociais? Dizes a ti mesm@ que tens um melhor desempenho sob pressão?
Parece mesmo que a tua grande especialidade de auto-sabotagem é a procrastinação!
Mas por favor não te sintas desconfortável, todos os humanos do planeta já o foram nalgum momento das suas vidas.
Quando estás cansad@, exaust@ e mentalmente esgotad@, a última coisa que queres fazer é…. acabar aquele relatório, responder ao tal email, limpar a casa….ou… – e então adias para mais tarde!
E para depois….e depois…. para depois….
Mas quando descobres que mais tarde…lá estás tu de novo a adiar para mais tarde, para depois… porque tens sempre muito que fazer, então pode ter chegado a hora de olhar para a raiz do problema e descobrir a razão pela qual estás sempre à espera da última hora para fazer as coisas.
Sabes, as pesquisa mostram que as pessoas que se descrevem como procrastinadores crónicos também revelam níveis mais elevados de stress, ansiedade e até depressão.
Portanto se estás sempre a ceder à tentação de adiar as coisas que sabes que eventualmente terás que fazer de qualquer maneira, a hora é agora – não mais tarde – deixa de acumular tarefas, que vais ter mesmo que fazer mais tarde, só que com menos tempo.
Porque quando não consegues concluir bem a tarefa e os resultados são insatisfatórios e abaixo do que desejas, isso leva a sentimentos de fracasso e de baixa autoestima.
1. Reconhece quando estás a procrastinar – se iniciares uma tarefa importante e logo de seguida parares para uma pausa para o café, ou tens necessidade de adiar até te sentires mais motivad@ para a fazer, ou até mesmo começar a fazer outras tarefas mais fáceis, mas menos importantes que preferes fazer… então estás a procrastinar!
2. Vai fundo para descobrir PORQUÊ
Deixar de fazer alguma coisa importante, porque é um trabalho duro ou porque não é divertido não é a verdadeira razão pela qual continuas a adiar as coisas que precisas mesmo fazer.
Se estás a evitar uma tarefa porque, por exemplo, não estás organizad@, é hora de analisar as tuas estratégias de organização.
Se adias as coisas porque tens medo de não as conseguir realizar na perfeição- é hora de olhar para as tuas crenças de autossabotagem por trás do perfeccionismo. Lembra-te, feito é sempre melhor que perfeito! Se tens medo de ao concluir um trabalho com sucesso, a recompensa será mais e mais trabalho, então precisas ver os motivos pelos quais o sucesso te assusta!
3. Trabalha em anti-procastinação – Primeiro, perdoa-te pelos teus padrões anteriores de procrastinação e trabalha na direçãoda mentalidade DO IT NOW – FAZ AGORA, que te vai ajudar a superá-los.
Compromete-te com as tuas tarefas, cria responsabilidade compartilhando a tua agenda com pessoas amigas e incentiva-as a verificar o teu progresso.
IMPORTANTE-arranja uma forma de te recompensares quando concluires tudo no prazo estabelicido.
Claro que a maneira mais fácil de não adiar as coisas é fazê-las assim que elas chegarem à tua lista de tarefas.
Desliga todas as distrações e diz a ti mesmo que escolhes fazer isso agora, em vez de fazer aquilo.
Dá a ti mesm@ poder sobre a tarefa e….até a podes conseguir terminar antes do prazo.
“Parar de procrastinar começa com a crença de que pode superar a procrastinação.”
Robert Moment
Se queres mesmo parar a auto-sabotagem e finalmente seguir o teu próprio caminho, a chave é entenderes o motivo pelo qual estás a fazer isso-qual a necessidade que estás a preencher.
Em seguida, aplica um pouco de criatividade para identificar maneiras mais saudáveis, felizes e produtivas de atender a essas necessidades.
Aqui tens um guia simples para te ajudar a começar a jornada de reescrever a tua programação de auto-sabotagem, que assenta no autoconhecimento:
1. Investe um pouco do teu tempo a refletir sobre a tua própria auto-sabotagem e a responderes, para ti, a perguntas como:
Como é a tua auto-sabotagem? Como normalmente começa? Existem padrões tóxicos?
2. Desafio – Depois de teres identificado os teus hábitos de auto-sabotagem, é hora de desafiar o motivo pelo qual criaste esses hábitos de auto-sabotagem Por exemplo, podes ter que entender que procrastinar pode-te ajudar a lidar com o teu medo do sucesso; ou com a necessidade de te sentires útil, ignorando as tuas próprias necessidades.
3. Cria um novo padrão – Esta é a parte mais divertida onde podes escolher a tua próxima aventura! Depois de teres identificado os teus hábitos negativos de auto-sabotagem e erradicar a causa deles, podes fazer o trabalho divertido de criar um novo padrão, que tenha em conta os teus objetivos finais e te ajude a crescer e viver com confiança. Pensa em quem realmente queres ser – e começa a alinhar as tuas ações com esse potencial.
Usa afirmações para te ajudar a aliviar a tua conversa interior negativa, e então da próxima vez que voltares aos teus modos antigos de auto-sabotagem, podes escolher com confiança as tuas novas soluções, utilizando as tuas afirmações positivas.
Mais importante ainda: sê compassivo. Velhos hábitos custam a ir embora e por vezes podem ficar à espreita….se acontecer, simplesmente pára e reconhece que estás a tentar e lembra-te que esses padrões não funcionaram contigo no passado- então dá a ti mesm@ a oportunidade de fazer melhor.
Eu sou a Maria Amélia Ramos e a minha missão é ajudar pessoas a conhecerem-se melhor e a estruturarem o seu mindset, visando alcançar uma vida mais plena mais harmoniosa e mais FELIZ.
Há uns anos, decidi abandonar uma carreira de sucesso como gestora na banca porque não me fazia (nada) feliz . Era um emprego de sonho e uma vida financeiramente simpática, mas hoje vejo essa etapa como uma outra vida.
Sou Socióloga e trabalho desde 2014 como Consultora, Formadora e Coach em várias empresas e instituições. Escrevi em parceria os livros “A Construção da Felicidade” e “A Filosofia da Felicidade”. Sou praticante de meditação e de yoga, simpatizante da filosofia Budista há mais de duas décadas e acredito, que o grande sucesso da vida é SER FELIZ!
1. Se quiseres saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, visita o meu site AQUI
2. Sou a criadora do PODCAST SER+, onde em cada semana partilho dicas e estratégias para te inspirar e motivar a sair da zona de conforto e viver cada vez mais alinhad@ com o teu propósito de vida e alcançares assim uma vida mais plena e feliz.
Clica AQUI e ouve o meu Podcast SER+ e se quiseres ser notificad@ sempre que eu publicar um novo episódio faz a tua subscrição.
Segue-me no Instagram em Maria.Amélia.Ramos e/ou na minha página profissional do FaceBook, Maria Amelia Ramos Sociologist & Trainer onde partilho dicas inspiradoras e podes estar sempre a par de todas as novidades.
Este pode ser o teu momento de viragem: se quiseres apoio para construir uma nova visão de ti, reduzir a tua auto-sabotagem, resgatar a tua autoestima e aprender a desfrutar a vida com mais prazer, entra em contacto comigo!